Olá,
meu nome é Marina Galvão.
Atuo como facilitadora de processos desde 2014, desenhando e conduzindo experiências que promovem conversas potentes, conexões significativas e resultados concretos.
Como consultora em Cultura de Aprendizagem Corporativa, ajudo organizações a repensarem a forma como aprendem, tornando esse processo mais estratégico para a empresa e mais impactante para os colaboradores.
Meu trabalho envolve a criação de vivências e artefatos que estimulam novas formas de aprender e se relacionar, dentro e fora do ambiente de trabalho.
Jornada Profissional
Me formei em Direito e, após concluir meu mestrado na Universidade de Lisboa, segui pelo caminho do ensino acadêmico e científico. Mas foi ao explorar a co-criação de experiências de aprendizagem que encontrei minha verdadeira paixão: as conexões interpessoais e o poder transformador da facilitação.
Desde 2016, me dedico a estratégias inovadoras para projetos de aprendizagem de pessoas e empresas.
Atualmente, você vai me encontrar tanto em projetos de consultoria e design de experiências na nōvi – a lifewide learning company e no Instituto Amuta, quanto em diversos projetos independentes.
Nesse caminho, fui reunindo inúmeras referências e abordagens que compõem meu trabalho:
O que é Facilitação?
Ao longo dos quase 10 anos que trabalho com facilitação de grupos, posso dizer que cada vez mais as pessoas entendem o que isso significa, mas percebo que aproximadamente 70% das pessoas ainda não estão familiarizadas com esse conceito. Até hoje assisto meus pais, por exemplo, navegando com certa dificuldade em suas tentativas de explicar aos amigos e familiares com o que a filha deles trabalha.
Por isso, separei um espacinho aqui para explicar o que é facilitação.
Sabe aquela conversa que faz você sair diferente de como entrou? Que amplia sua visão, traz novas perspectivas e faz com que você enxergue soluções onde antes só via problemas? Esse é o tipo de conversa que facilito.
Facilitação de conversas significativas consiste em criar um espaço seguro e estruturado para que as pessoas possam pensar juntas, explorando questões importantes de forma aberta e produtiva. Não se trata apenas de falar, mas principalmente de ouvir, conectar ideias e transformar percepções em ação.
No dia a dia das organizações, isso faz toda a diferença. Muitas vezes, reuniões são dominadas pelos mesmos discursos, sem gerar mudanças reais. A facilitação entra exatamente aí: ajudando grupos a “saírem do lugar-comum”, trazendo novos olhares e promovendo diálogos que levam a decisões mais inteligentes e a relações mais fortes.Seja para resolver desafios complexos, fortalecer equipes ou criar aprendizados coletivos, a facilitação de conversas significativas é um convite para trocar, refletir e alcançar resultados juntos.